sábado, 14 de setembro de 2013

O impacto do modernismo nas artes plasticas



Semana da Arte Moderna
Foi como se denominou o encontro de artistas brasileiros no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, para lançamento público do movimento modernista no Brasil. Constituiu o ponto de partida de um longo processo de renovação que tinha por objetivo atualizar culturalmente o Brasil, colocando-o ao lado dos países que já haviam atingido sua independência no plano das idéias, artes plásticas, música e literatura.

Muita coisa ocorreu antes do movimento tomar corpo em 1922. As primeiras informações sobre Futurismo, movimento artístico e literário lançado em 1909, chegaram da Europa com Oswald de Andrade em 1912, e influenciaram a primeira fase do Modernismo brasileiro. Em 1913, o russo Lasar Segall realizou em São Paulo e em Campinas as primeiras exposições de arte não acadêmicas no país. No ano seguinte, Anita Malfaltti, recém chegada da Alemanha, expôs quadros expressionistas e em 1917, voltando de outra viagem, realizou sua segunda exposição no Brasil, dessa vez de quadros cubistas. A escultura de Vítor Brecheret, que estudara em Roma, empolgou a intelectualidade jovem de São Paulo. Em 1919, Monteiro Lobato com "Idéias de Jeca Tatu" mostrava uma forte personalidade nacionalista.

No início da década de 1920, começou a ser planejado um lançamento público do Modernismo, integrado por representantes de todas as artes. Em janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, a imprensa anunciava a realização da Semana da Arte Moderna, em São Paulo. A Semana constava de uma exposição de artes plásticas com catálogo assinado por Di Cavalcanti e de três espetáculos noturnos, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, em que se leram poesias de Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, entre outros, e trechos de prosa de Oswald de Andrade. Graça Aranha abriu a primeira noite com a conferência "A emoção estética na arte moderna". Seguiram-se Villa-Lobos, Menotti del Picchia e vários outros, com discursos, música e poesia, que provocaram reações na platéia.

Mário de Andrade, um dos mais coerentes do movimento, expôs suas idéias estéticas no famoso livro de poemas "Paulicéia Desvairada", que possui o famoso "Prefácio Interessantíssimo", e também deixou obras como "Macunaíma" e estudos sobre folclore e música popular.

Da exposição, no saguão do teatro, participavam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente Rego Monteiro, Goedi, entre pintores, gravadores e desenhistas; Vítor Brecheret e outros escultores; Antônio Garcia Moya e Georg Przyrembel, arquitetos. Realizavam-se concertos musicais, destacando-se Villa-Lobos e a pianista Guiomar Novais entre os muitos músicos. Houve também um número de dança, a cargo de Yvonne Dumerie.

O Rio de Janeiro e São Paulo logo se incorporaram ao movimento por meio de publicações de revistas; o "Klaxon" em São Paulo e "Estética" e "Festa", no Rio. Em Minas Gerais, Carlos Drummond de Andrade editou em 1925, "A Revista".

A Semana de 22 ficou como um marco de um novo momento, uma nova concepção de fazer e compreender a arte brasileira.

Um "happening" em 1922


Com Di Cavalcanti como um dos organizadores, a Semana de Arte Moderna foi propositadamente pensada para chocar a elite cultural paulistana. Foram programadas, em torno de uma exposição de obras modernistas no saguão do Teatro Municipal de São Paulo, uma série de conferências, apresentações musicais, discursos, declamações e performances de dança com conteúdo e formatos totalmente inovadores e polêmicos para a época. A programação incluiu a leitura de poema por Oswald de Andrade, um discurso sobre estética por Mário de Andrade, uma conferência sobre arte e estética por Menotti del Picchia, a leitura do poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira e um recital de Villa-Lobos. Quase todas as apresentações aconteceram sob vaia intensa e insultos da platéia. A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, o rompimento da nova geração de artistas e intelectuais brasileiros com o academicismo, o parnasianismo e o simbolismo era "oficial". Dali até 1930, ocorre a consolidação da renovação estética no Brasil inspirada nos movimentos de vanguarda europeus. As artes plásticas e a literatura encabeçaram essas transformações, mas elas chegaram também à música, à arquitetura, à produção intelectual e ao comportamento.


A partir do Impressionismo, o universo das artes visuais viveu uma sucessão de movimentos fragmentados que rompiam de forma cada vez mais radical com os padrões anteriores. Foi assim com o Expressionismo, que mostrava as emoções extremas do ser humano, como no quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, e com o Simbolismo e seu mundo de fantasias e fantasmas. Mas é com o surgimento das vanguardas artísticas no começo do século 20 que o Modernismo explodiu em criatividade e radicalismos. Elas romperam com todos os traços de tradição que restavam. Com as vanguardas vieram principalmente o Fovismo, com suas cores vibrantes e totalmente distorcidas da realidade, o Futurismo e sua exaltação à velocidade e à vida moderna, o Cubismo, com suas formas angulares ou curvas espalhadas pela tela, o Dadaísmo, com seu nonsense escandalizador, e o Surrealismo, filho direto do dadaísmo que acrescentou alucinações e o inconsciente às artes plásticas.


A pintora modernista Tarsila do Amaral foi uma das principais
representantes do movimento nas artes plásticas brasileiras








Música e Artes Plásticas:
Anita Malfatti - Di Cavalcanti - Santa Rosa - Villa-Lobos - Guiomar Novaes                                                

6 comentários:

  1. A Semana de Arte Moderna foi um movimento extremamente importante para o surgimento e para a expansão do Modernismo - movimento cultural (literário, artístico) do século XX - a qual abordou novos pensamentos e opiniões dos artistas da época. Dessa forma, foi no Modernismo que surgiram críticas à sociedade, análises quanto às classes sociais, por exemplo.
    A mídia considerou as atitudes dessas pessoas meio que exageradas, os pensamentos livres daquela forma. As exposições de arte foram abertas a muitos temas, a maioria de críticas mesmo.
    Por isso que a mídia não concordava, pois nesse movimento artístico não havia preocupação com estrutura e regras para pintura, música etc.

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  2. comentário de Ayrton de Paula..
    A Semana de Arte Moderna questionou muitos valores e tradições artísticas que haviam no Brasil, como o Realismo e o Parnasianismo por exemplo, colocando formas artísticas baseadas nas européias, como o cubismo e o futurismo, fundidas a arte tribal indígena e negra. Com isso, a Semana de Arte Moderna de realmente abriu novos conceitos de arte no Brasil nos campos da poesia, pintura, escultura e até música. Muito da liberdade artística atual que temos veio desse movimento. comentário de: Ayrton de Paula

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  3. percebo que o modernismo revolucionou as artes visuais e a arquitetura,em vez de retratar eventos e personagens históricos, o que importava era o cotidiano da vida contemporânea.....

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  4. Foi bom saber como o impacto do modernismo nas artes plasticas renovou e atualizou o Brasil a nivel de países que ja era independentes no mesmo, e tambem com a vinda do Futurismo trago por Oswald de Andrade, e muitos outros movimentos artisticos.

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  5. Foi boom trabalhar com a semana de arte moderna q ficamos sabendo de grades obras do passado como Mário de Andrade, um dos mais coerentes do movimento, expôs suas idéias estéticas no famoso livro de poemas "Paulicéia Desvairada", que possui o famoso "Prefácio Interessantíssimo", e também deixou obras como "Macunaíma" e estudos sobre folclore e música popular.Da exposição, no saguão do teatro, participavam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente Rego Monteiro, Goedi, entre pintores, gravadores e desenhistas; Vítor Brecheret e outros escultores; Antônio Garcia Moya e Georg Przyrembel, arquitetos. Realizavam-se concertos musicais, destacando-se Villa-Lobos e a pianista Guiomar Novais entre os muitos músicos. Houve também um número de dança, a cargo de Yvonne Dumerie.

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  6. muito bom texto, explica o tema completamente sem enrolar muito. como estudante, esse texto vai me ajudar muito a fazer meu trabalho escolar, obrigada ao autor.

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